Como lidar com as nossas emoções?
- psibrunacaroline

- Aug 22
- 1 min read

- Sim, precisamos sentir nossas emoções, todas as emoções precisam ser vividas e sentidas, são como uma energia, nos proporciona um estado. A tristeza, a raiva, o medo etc, em si, não são ruins, é uma manifestação energética, uma reação.
-As emoções são fixadoras de memória, nesse sentido Jung postula emoção como sinônimo de afeto. Para entendermos, podemos pensar no exemplo, de uma criança em seu início de alfabetização sendo ensinada com carinho, leveza, atrativos e recursos do mundo infantil, algo do campo afetuoso que marque a criança, para que ali sua experiência de alfabetização seja fixada como uma lembrança/memória “feliz”. Ao contrário, a criança que é ensinada de forma bruta, grosseira, impaciente acabará por fixar essa memória de forma negativa. Percebam que as duas crianças foram afetadas, uma provavelmente terá em sua vida mais prazer e facilidade nos estudos, já a outra mais dificuldades e baixo rendimento acadêmico.
- No entanto, a emoção é seguida de uma reação fisiológica, como quando a pessoa sente vergonha e fica ruborizada, vermelha. Apesar de precisarmos sentir nossas emoções, nossos afetos, não podemos estagnar naquela emoção, ao negligenciar, passar do ponto, sentir torna-se prejudicial, a emoção em estado patológico vira um aspecto viciante na personalidade.
- Por fim, fica a dica: Permita-se sentir suas emoções, mas não queira cair na tentação/neurose do ego/eu , de querer controlar tudo o que se sente. Realize psicoterapia para melhor compreensão de seus afetos, sintomas e sua vida inconsciente!
Psicóloga Clínica || Bruna Caroline CRP 06/196006



Comments